sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Retrato de Dorian Gray..











http://www.livrosparatodos.net/downloads/o-retrato-de-dorian-gray.html

Apenas relendo um clássico da literatura fantástica..

Fascinado pela beleza do jovem Dorian Gray, o artista Basil Hallward pinta seu retrato. No entanto, o impacto causado pela figura de Dorian nos olhos do pintor faz com que este decida por não expôr sua obra ao público, temendo revelar o segredo de sua própria alma.

Em uma de suas visitas à casa de Basil, Dorian conhece seu amigo, Lord Henry, e fica intrigado pela forma com a qual ele vê o mundo. Expondo um certo hedonismo, Lord Henry sugere que a única que coisa que tem valor, que vale a pena possuir na vida, é a beleza.. e a plenitude dos sentidos.

Ao se deparar com a idéia de que sua beleza um dia se perderá Dorian se desespera e, por um momento, deseja que o retrato envelheça em seu lugar.

O desejo de Dorian é realizado e o retrato passa a sofrer mudanças, refletindo as consequências de seus atos em sua alma..

"Mas eu acredito que se um homem vivesse sua vida completamente, desse forma a todo sentimento, expressão a todo pensamento, a realidade a cada sonho, acredito que o mundo ganharia um impulso novo de alegria. Mas o mais corajoso dos homens tem medo de si mesmo. Cada impulso que lutamos para estrangular aninha-se na mente e nos envenena. O corpo peca uma vez e não tem nada mais a ver com o pecado, pois a ação é um modo de purificação. Nada permanece, a não ser a lembrança de um prazer ou desgosto. A única maneira de se livrar de uma tentação é entregar-se a ela..."

"Há muitas coisas que abandonaríamos se não temêssemos que outros as apanhassem."


Oscar Wilde, que se notabilizou sobretudo como dramaturgo,escreveu um único romance, O Retrato de Dorian Gray, obra que causou escândalo e controvérsia na Inglaterra vitoriana.Dorian Gray é um homem rico que vende a alma em troca da juventude eterna. A passagem do tempo não lhe altera a bela aparência, enquanto o seu retrato mágico envelhece e revela a decadência interior.Expressando as preocupações estéticas e os paradoxos morais de Wilde, a narrativa constitui uma reflexão sobre o envelhecimento, o prazer, o crime e o castigo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial