O Diabo..
"Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher cobiçando-a já cometeu adultério com ela em seu coração.
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno."
Mateus, V, 28-30
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno."
Mateus, V, 28-30
Cinco contos do conde russo Leon Tolstói que tratam de temas recorrentes na obra do autor, tais como a natureza, a morte, o amor, a injustiça e a consciência moral. Mais conhecido por seus romances (Guerra e Paz e Anna Karenina), mostra, nesta coletânea, que também dominava a arte das narrativas curtas.
No conto que dá nome ao livro Tolstoi revela as artimanhas do Diabo - sob as vestes da tentação. A busca pelo caminho certo, a moral, norteada pela fraqueza da carne, pela incapacidade de uma mente humana de se desligar de um sentimento de desejo cada vez mais presente e perturbador. Tolstoi pintas as personagens de forma vívida e com foco singular.. o leitor acompanha todo o sofrimento do jovem Evguêni.. buscando e ao mesmo tempo fugindo dos olhos negros de Stepanida.
Tolstoi escreveu duas versões bem diferentes para finalizar o conto.. no entanto, os dois últimos parágrafos, dos dois finais, permaneceram idênticos. Particularmente gostei mais da primeira versão..
De qq forma a resultante é a mesma..
Uma pubicaçào post-morten, com características autobiográficas..
Nas bancas tem uma versão pocket book, com apenas 2 contos, mais baratinha..
; )
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial