Mitologia Grega - Perséphone e as Estações
Ceres é o nome romano para a deusa grega Deméter, deusa-mãe da Terra, e da Agricultura. Seduzida por Zeus, eles tiveram uma filha, Perséphone.
Perséphone cresceu alegremente entre as outras filhas de Zeus, mas sendo extremamente atraente e bela seu tio Hades, deus do mundo subterrâneo, se apaixonou por ela. Embora Zeus consentisse com a união, Perséphone relutou. Um dia, enquanto colhia flores no campo, o chão se abriu, Hades apareceu e arrastou-a para o Inferno.
Perséphone gritou mas quando Deméter chegou ao local não havia mais sinal dela.
Deméter decidiu abandonar sua condição divina até que sua filha retornasse para ela. Por nove dias e nove noites vagou pelo mundo com tochas acesas em ambas as mãos procurando a sua adorada filha.
Enquanto vagava em busca de sua filha perdida, a Terra ficou desolada, estéril e devastada pela fome. Toda a vegetação morreu.
Finalmente Zeus enviou Hermes, o mensageiro dos deuses, para trazer Perséphone de volta à sua mãe, ordenando a Hades que a devolvesse.
Antes de deixá-la partir, Hades pediu-lhe que comesse uma semente de romã, o alimento dos mortos. A semente a ligaria para sempre a Hades.
Foi feito então um acordo segundo o qual Deméter retornaria ao Monte Olimpo e o ano seria dividido em duas partes: metade do ano Perséphone passaria com a sua mãe na Terra, e a outra metade com Hades, no Inferno.
Quando Perséphone deixa o Inferno para estar com a sua mãe a Terra floresce, trazendo a Primavera e o Verão aos mortais como um sinal da alegria de ambas as divindades.
Quando chega o momento de Perséphone deixar sua mãe para voltar ao Inferno, o Outono e o Inverno cobrem a Terra em sinal de profunda tristeza.
Pq, apesar do dia de hoje, ainda estamos na estação da flores..
e eu tento um sorriso.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial