domingo, 19 de outubro de 2008

Impressionismo

Por vezes à noite há um rosto ... que nos olha do fundo de um espelho.
E a arte deve ser como esse espelho .. que nos mostra o nosso próprio rosto.

- Jorge Luis Borges

Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do movimento.


Os impressionistas buscavam retratar em suas obras, os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a idéia de felicidade e harmonia. Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

É possível encontrar nas obras dos impressionistas os melhores exemplos da influência da fotografia sobre as novas concepções artísticas. Dentre vários, seria pertinente citar o trabalho de Edgar Degas (1834-1917), sobretudo pelo acentuado sentido de movimento que aplicava em seus quadros. Degas, um dos mais brilhantes desenhistas de sua geração, foi um observador rigoroso do cotidiano e gostava de banhar suas concepções fragmentárias na luz artificial – como holofotes e refletores –, que lhes conferia uma inconfundível dimensão mágica. Suas célebres bailarinas são criaturas etéreas em constante movimentação. Como na imagem fotográfica, ele se prendia, de preferência, às posições absurdas e aos equilíbrios inverossímeis. De fato não buscava no balé a graça sedutora. O significado real não residia apenas no tema, pois quando pintava uma bailarina, não era a dança que o atraía, mas o espetáculo do corpo no espaço e o desafio de transformá-lo em arte.


Seu olhar se tornava impiedoso quando se voltava para a mulher em sua toalete. Ele a flagrava exatamente quando ela se acreditava só, quase grotescamente ocupada com seus cuidados íntimos. Enfim, ele a descrevia com a força e a veracidade de um instantâneo fotográfico.


Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.

No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.