domingo, 30 de novembro de 2008
domingo, 23 de novembro de 2008
curiosidades..
Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica.
Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.
Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.
José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.
Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. “Se não fizer isso, saio matando gente pela rua”. Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. “Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha.”
Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o “furo”: Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.
Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. “Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue”, conta Agnes, a filha mais nova.
Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para agüentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.
Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. “Por quê?”, perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: “O motivo é simples: nós somos amantes.” Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: “Muito prazer, encantado.” Era piada. Os dois nem se conheciam até então.
Fonte: Literatura Brasileira
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
sábado, 15 de novembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
O Retrato de Dorian Gray..
http://www.livrosparatodos.net/downloads/o-retrato-de-dorian-gray.html
Apenas relendo um clássico da literatura fantástica..
Fascinado pela beleza do jovem Dorian Gray, o artista Basil Hallward pinta seu retrato. No entanto, o impacto causado pela figura de Dorian nos olhos do pintor faz com que este decida por não expôr sua obra ao público, temendo revelar o segredo de sua própria alma.
Em uma de suas visitas à casa de Basil, Dorian conhece seu amigo, Lord Henry, e fica intrigado pela forma com a qual ele vê o mundo. Expondo um certo hedonismo, Lord Henry sugere que a única que coisa que tem valor, que vale a pena possuir na vida, é a beleza.. e a plenitude dos sentidos.
Ao se deparar com a idéia de que sua beleza um dia se perderá Dorian se desespera e, por um momento, deseja que o retrato envelheça em seu lugar.
O desejo de Dorian é realizado e o retrato passa a sofrer mudanças, refletindo as consequências de seus atos em sua alma..
"Mas eu acredito que se um homem vivesse sua vida completamente, desse forma a todo sentimento, expressão a todo pensamento, a realidade a cada sonho, acredito que o mundo ganharia um impulso novo de alegria. Mas o mais corajoso dos homens tem medo de si mesmo. Cada impulso que lutamos para estrangular aninha-se na mente e nos envenena. O corpo peca uma vez e não tem nada mais a ver com o pecado, pois a ação é um modo de purificação. Nada permanece, a não ser a lembrança de um prazer ou desgosto. A única maneira de se livrar de uma tentação é entregar-se a ela..."
"Há muitas coisas que abandonaríamos se não temêssemos que outros as apanhassem."
The rain - William Henry Davies
I hear leaves drinking rain;
I hear rich leaves on top
Giving the poor beneath
Drop after drop;
'Tis a sweet noise to hear
These green leaves drinking near.
And when the Sun comes out,
After this Rain shall stop,
A wondrous Light will fill
Each dark, round drop;
I hope the Sun shines bright;
'Twill be a lovely sight.
"What is this life if, full of care,
We have no time to stand and stare."
It is the springtime of my loving - the second season I am to know
You are the sunlight in my growing - so little warmth I've felt before.
It isn't hard to feel me glowing - I watched the fire that grew so low.
It is the summer of my smiles - flee from me Keepers of the Gloom.
Speak to me only with your eyes. It is to you I give this tune.
Ain't so hard to recognize - These things are clear to all from
time to time.
Talk Talk - I've felt the coldness of my winter
I never thought it would ever go. I cursed the gloom that set upon us...
But I know that I love you so
These are the seasons of emotion and like the winds they rise and fall
This is the wonder of devotion - I seek the torch we all must hold.
This is the mystery of the quotient - Upon us all a little rain must fall...It's just a little rain...
terça-feira, 11 de novembro de 2008
O Diabo..
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno."
Mateus, V, 28-30
No conto que dá nome ao livro Tolstoi revela as artimanhas do Diabo - sob as vestes da tentação. A busca pelo caminho certo, a moral, norteada pela fraqueza da carne, pela incapacidade de uma mente humana de se desligar de um sentimento de desejo cada vez mais presente e perturbador. Tolstoi pintas as personagens de forma vívida e com foco singular.. o leitor acompanha todo o sofrimento do jovem Evguêni.. buscando e ao mesmo tempo fugindo dos olhos negros de Stepanida.
Tolstoi escreveu duas versões bem diferentes para finalizar o conto.. no entanto, os dois últimos parágrafos, dos dois finais, permaneceram idênticos. Particularmente gostei mais da primeira versão..
De qq forma a resultante é a mesma..
Uma pubicaçào post-morten, com características autobiográficas..
Nas bancas tem uma versão pocket book, com apenas 2 contos, mais baratinha..
; )